Nossa História:
A Comarca de Nova Esperança foi criada pela Lei Estadual 1.542/53 e instalada em 10 de março de 1954 por meio da Portaria 51/1954. O então titular do registro de Imóveis da Comarca de Mandaguari, o Sr. Aristides Alves Dias passou a exercer a Delegação do Registro de Imóveis de Nova Esperança.
Em 1965 a Sra. Therezinha Cecília Dias assumiu a delegação tornando-se Oficial do Registro de Imóveis, função que exerceu até o ano de 1994.
Em 1994, assumiu as funções de Registrador de Imóveis o Sr. Edson Luiz Duarte Dias, exercendo suas atividades até o ano de 2017.
Em 2012, pela Lei Estadual nº 17.210, foi criado o Foro Regional de Nova Esperança da Comarca da Região Metropolitana de Maringá-PR, de entrância final, abrangendo os Municípios de Nova Esperança, Atalaia, Floraí, Presidente Castelo Branco e Uniflor, além dos Distritos de Barão de Lucena, Ivaitinga e Nova Bilac.
Em 03/04/2017, após aprovação em rigoroso concurso público, a Serventia foi delegada à Sra. Danusa Maria de Camargo Dias Araujo, atual Oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Nova Esperança-PR.
Após a assunção da nova Oficial a localização da Serventia foi alterada para uma nova sede, observando rigorosamente a legislação pertinente à acessibilidade e conferindo aos usuários e colaboradores mais conforto na prestação do Serviço.
A digitalização de todo o acervo, os investimentos em tecnologia e a constante capacitação dos colaboradores permitiram maior celeridade e segurança na prestação do serviço registral, cujos prazos atingidos atualmente pela Serventia são muito inferiores ao prazo legal (30 dias).
A titular:
Nome: Danusa Maria de Camargo Dias Araujo
Formação: Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá;
Pós-graduada em Direito Notarial e Registral pela Universidade do Sul de Santa Catarina;
Escrevente Substituta do Serviço de Registro de Imóveis de Nova Esperança entre os anos de 2006/2008;
Em 2009 aprovada no Concurso Público de Ingresso na Atividade Notarial e de Registro do Estado do Paraná, tornou-se Tabeliã de Notas e de Protesto de Títulos da Comarca de Barbosa Ferraz-PR, atividade que exerceu por 8 anos;
Em 2017 aprovada no Concurso Público de provas e títulos para outorga de delegações de notas e de registro do Estado do Paraná, assumiu a titularidade do Registro de Imóveis da Comarca de Nova Esperança –PR;
Política:
Missão:
Garantir a segurança jurídica na prestação do Serviço Registral Imobiliário com excelência e confiabilidade.
Valores:
Ética: agindo com transparência e imparcialidade nas relações sociais e profissionais;
Respeito: sempre levando em consideração as necessidades das partes interessadas;
Qualificação: tendo o domínio técnico das atividades prestadas e buscando o aprimoramento constante;
Colaboração e trabalho em equipe;
Atendimento prioritário:
Informação sobre Atendimento Preferencial: Este cartório cumpre com a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000. Art. 1º - As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes (mulheres que estão amamentando) e as pessoas acompanhadas por crianças de colo tem atendimento prioritário, nos termos desta Lei.